ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
SOBRE NOSSA ESPECIALIZAÇÃO
A Especialização em Jornalismo de Dados, Inteligência Artificial e Pesquisa Netnográfica tem como objetivo geral capacitar profissionais de jornalismo e áreas afins para o tratamento e mineração de dados para produção de produtos (reportagens, relatórios, etc) baseados em dados, utilizando também técnicas de inteligência artificial e pesquisa netnográfica.
Nossos objetivos específicos:
-
● Capacitar os alunos para o uso de ferramentas e técnicas de análise de dados, inteligência artificial e pesquisa netnográfica aplicadas ao jornalismo, a fim de possibilitar a produção de reportagens e análises de alta qualidade e precisão.
-
● Proporcionar aos alunos uma formação interdisciplinar que integre conceitos e técnicas de diferentes áreas, como estatística, programação, análise de dados, pesquisa qualitativa e comunicação.
-
● Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, incentivando a experimentação de novas técnicas e abordagens para o jornalismo de dados, inteligência artificial e pesquisa netnográfica.
-
● Preparar os alunos para lidar com questões éticas e responsáveis no uso de dados e informações, capacitando-os para lidar com questões sensíveis e complexas que envolvem a coleta e análise de dados.
-
● Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração, fomentando a troca de conhecimentos e experiências entre os alunos e professores.
-
● Promover a perspectiva internacional e a troca de experiências e conhecimentos com profissionais de diferentes países e culturas, integrando discussões e projetos desenvolvidos em sala de aula com profissionais de outros países.
-
● Contribuir para a formação de profissionais capacitados e atualizados para atuar em um mercado cada vez mais exigente e dinâmico.
Público alvo
Jornalistas, profissionais de comunicação, pesquisadores, cientistas de dados, analistas de mídia social e profissionais que desejem trabalhar em áreas relacionadas à análise e interpretação de dados. Além disso, a especialização também pode ser útil para graduados de outras áreas que desejam se especializar nessas áreas e obter uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, tais como cientistas sociais, geógrafos e historiadores.
Concepção do Programa
A Especialização em Jornalismo de Dados, Inteligência Artificial e Pesquisa Netnográfica é norteada por princípios que buscam proporcionar aos alunos uma formação completa e atualizada. Um desses princípios é a atualização constante, que visa manter os alunos atualizados em relação às tendências mais recentes dessas áreas. Além disso, o curso enfatiza a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio de exercícios e projetos que promovam situaçõprodutos reais. Outro princípio é a interdisciplinaridade, que busca integrar conceitos e técnicas de diferentes áreas, como estatística, programação, análise de dados, pesquisa qualitativa e comunicação. O curso estimula a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, incentivando a experimentação de novas técnicas e abordagens para o jornalismo de dados, inteligência artificial e pesquisa netnográfica. A ética e a responsabilidade no uso de dados e informações são valores fundamentais do curso, que prepara os alunos para lidar com questões sensíveis e complexas que envolvem a coleta e análise de dados. O curso valoriza a colaboração entre os alunos e entre estes e os professores, fomentando o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos e experiências. A perspectiva internacional também é um dos princípios norteadores do curso, que busca integrar discussões e projetos desenvolvidos em sala de aula com profissionais de diferentes países e culturas, promovendo a troca de experiências e conhecimentos. Em resumo, o Curso de Especialização em Jornalismo de Dados, Inteligência Artificial e Pesquisa Netnográfica busca formar profissionais capacitados e atualizados para atuar em um mercado cada vez mais exigente e dinâmico.